Sam Rivers no Quinteto de Miles


Sam Rivers e Miles Davis cruzaram-se muito brevemente (apenas alguns meses em 1964) e desse curto período apenas resultou um disco - "Miles in Tokyo". Nessa altura Miles procurava ainda um saxofonista que preenchesse o lugar deixado vago com a partida de Coltrane. Nessa procura Miles experimentou Sonny Stitt, Hank Mobley, Jimmy Heath e George Coleman.Miles já tinha Wayne Shorter "debaixo de olho" mas Shorter recusou a oferta de trabalho dado que não quis abandonar Art Blakey com o qual nessa altura estava a gravar discos fabulosos como "Caravan" e "Ugetsu".
Por indicação de Tony Williams, Miles chamou então Sam Rivers, saxofonista tenor que tinha tocado de tudo - desde bebop, rhythm & blues e até free jazz.
Mas com"Miles in Tokyo" não esgota o (raríssimo) material gravado de Sam Rivers com o grupo de Miles. Estes bootlegs incluem “Autumn Leaves,” “Oleo,” e “Stella By Starlight”–temas gravados na mesma tournée mas não incluidos no "Miles in Tokyo" nem em nenhuma reedição da obra de Miles. Representam, por isso material que precioso. Bora ouvir.

Comentários