Allison, Cardenas, Pelt & Royston @ Hot Club de Portugal

Hot Club de Portugal, 5 / / 14

Concerto do Ben Allison group com Ben Allison (baixo), Steve Cardenas (guitarra), Jeremy Pelt (trompete), Rudy Royston (bateria)
Um concerto relaxado num ambiente que claramente agradou á banda e que serviu sem dúvida como preparação para a semana seguinte no Birdland de Nova York.
Um jazz marcado pela ideia de canção (mais do que de "temas" como veículo e improvisação) , por um ambiente fortemente "americana" pontuado por badaladas de cowboys ou imagens sonoras largas como a paisagem, de um humor assente na exploração inteligente do kitsch de salão tex-mex.
Temas originais de Allison e Cardenas e um tema de Monk (Jackie-ing) arranjado por Allison.
Steve Cardenas a marcar o som da banda pelo menos tanto quanto o leader com a sua forma de improvisar que, mais do alinhavar belas sequências de frases improvisadas, explora o núcleo duro da canção. Solos que vão "deep in the song" , seja o que fôr que isso queira dizer. Uma abordagem que herda uma das melhores lições que o conceito pop tem a oferecer á música improvisada. 
De Pelt gostaria de ter ouvido um pouco mais de controle no instrumento e melhor afinação. Algum controle dos níveis dinâmicos que, se em alguns momentos funcionou por contraste, noutros retirou alguma intimidade ao momento. De qualquer forma, um poderoso improvisador e um muito bom gestor do espaço musical.
Royston demonstrou um enorme control, musicalidade e atenção ao discurso do solista bem como uma forma elegantíssima de solo éspecialmente através do uso de níveis dinâmicos muitos contrastantes.
Uma banda de um grande nível, de músicos maduros que não escondem o enorme prazer com que fazem música juntos.

O último tema do 1º set (2ª noite)
 

Comentários