Early Jarrett

Keith Jarrett é um músico fabuloso e desde que conheci a sua música nos idos dos 70's não deixei de seguir o seu trabalho e de frequentemente me fascinar com o que ouvia.
De todo o seu trabalho talvez o disco que mais me impressiona é "Facing You" de 1972, o primeiro dos trabalhos a solo, dos quais o "Koln Concert" viria a ser o mais unanimente aclamado.
Ao tentar recuar na música de Jarrett parei nos Jazz Messenger de Art Blakey e na gravação do tema "Buttercorn Lady" de 1966 (ouver aqui) .

Essa era (até agora) a mais recuada gravação do pianista de que eu tinha conhecimento
Através do post do facebook do meu amigo Artur Guedes fiquei a conhecer uma gravação feita no ano anterior (65) durante uma festa particular em casa do técnico de som Ted Knowlton .
O tema é o standard "Tangerine" e a acompanhar Jarrett estão Danee Fullerton (bateria) e Kent Carter (contrabaixo).
Por esta altura e nesta gravação a linguagem de Jarrett parece-me estar assente num fraseado bebop que poderá remeter para Garland ou, por vezes, Tristano.
Fascinante!


Ouvir AQUI

Comentários